A e-GTA foi lançada durante o 3º Rondônia Rural Show, que terminou no último final de semana, em Ji-Paraná (RO).
A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre CNA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Com a emissão eletrônica da e-GTA, o pecuarista não precisa mais reunir uma série de documentos em papel e nem se deslocar até o órgão de defesa sanitária para ter a GTA. A partir de agora, ele pode emitir o documento de qualquer lugar com acesso à Internet.
“O mais importante é que produtores e governo estadual se uniram em torno de uma medida que beneficiará a pecuária. E quando há consenso, a implementação de uma medida fica muito mais fácil”, destaca Eduardo Medeiros, um dos coordenadores do CNA Card. O cartão será fundamental para ajudar o pecuarista neste processo.
Além da emissão eletrônica da e-GTA, o cartão também fornece uma série de benefícios ao produtor rural, como descontos na aquisição de veículos, insumos e máquinas agrícolas, além de convênios com diversos tipos de estabelecimentos comerciais.
Participaram da solenidade o presidente da Faperon, Francisco Ferreira Cabral, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Walter Lins, e o presidente do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), Vidal Hilgert, entre outras lideranças do setor.