Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Com quebra de safra, EUA ampliam a importação de milho brasileiro

 

Um estranho nas importações de milho no país -já que são o principal produtor mundial-, os norte-americanos foram o quinto maior comprador do cereal brasileiro no mês passado. 
 
Os EUA, que começaram as compras após a certeza dos estragos da seca por lá, tiveram maior presença no mercado brasileiro no mês passado, quando adquiriram 216,5 mil toneladas. As importações dos dez primeiros meses somam 323,1 mil toneladas, conforme dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do Ministério do Desenvolvimento.
 
O líder nas compras de produto brasileiro, no entanto, continua sendo o Irã, que levou 770 mil toneladas no mês passado. Com isso, o país persa já levou 2,1 milhões de toneladas do produto brasileiro de janeiro a outubro.Todos os países que tradicionalmente importam milho do Brasil elevaram em muito as compras neste ano. O Irã, por exemplo, comprou 37% mais até outubro ante igual período do ano passado.
 
Coreia do Sul, a segunda colocada no ranking das importações, já retirou 1,7 milhão de toneladas de milho do Brasil neste ano, um volume 1.524% maior do que o de igual período de 2011.
 
A boa safra de milho do Brasil deu um pouco mais de tranquilidade ao mercado externo. As exportações nacionais, que já somam 13 milhões de toneladas, poderão chegar a 16 milhões neste ano. Além dos tradicionais importadores, como Irã, Taiwan e Japão, o milho brasileiro atraiu também China e Cuba neste ano.
 
 

 



Fonte: Folha de São Paulo Coluna: Mauro Zafalon / Imagem: site Agrocim
Data: 14/11/2012 13:14



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais