Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Conferência da OIE debate saúde animal na América

Grupo debaterá a inclusão de novos membros para atingir todos os países do continente como membro da Organização Mundial de Saúde Animal

Representantes de todos os países do continente americano debaterão temas relevantes para a defesa sanitária animal na região, durante a 21ª Conferência da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que será realizada de 26 a 29 de novembro, em Barbados. Com a participação dos 30 países membros, será discutida a inclusão de outros seis países na OIE: Dominica, São Cristovão e Nevis, Antígua e Barbuda, Granada, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

De acordo com o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, esses países vão participar desta edição da conferência como observadores, para que possam pleitear a efetivação com membro da OIE. “A mesa diretiva da comissão regional necessita reforçar nosso rol de países e, consequentemente, atingir a totalidade dos países da América como membros da organização. Isso demonstra mais coesão e força nas discussões, decisões e aprovações dos assuntos técnicos de interesse do continente americano”, destaca Marques, que também é o vice-presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas. O presidente da instituição é o americano John Clifford.

Entre os assuntos em pauta está a aplicabilidade da compartimentação dos setores da avicultura e suinocultura, como estratégia de blindagem do setor industrial para evitar que doença de animais criados para subsistência comprometa o comércio internacional. Os resultados dos debates sobre mudanças do código zoossanitário da OIE serão levados para a plenária da assembléia geral da organização, em maio, em Paris, França. Ainda serão apresentados os planos locais sobre erradicação de enfermidades e estruturas dos serviços sanitários dos países membros.

Também estão em discussão a estratégia inovadora para fortalecer as redes regionais de saúde animal, manejo de situação de desastre e preparação dos serviços veterinários para enfretamento a essas situações de risco e a atualização sobre o processo de estabelecimento das normas da OIE.

 



Fonte: Ministério da Agricultura / Imagem: Carlos Silva/Mapa
Data: 27/11/2012 17:36



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais