Pecuaristas de todo o País, que fazem parte do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), devem se inscrever no Protocolo Nelore Natural, à fim de atender à determinação da Circular n° 01/2015 DIPOA/SDA/MAPA, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Protocolo Nelore Natural, firmado entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é fundamental para a continuidade da produção da carne Marfrig Nelore, e, consequentemente, para a garantia das premiações aos pecuaristas participantes do PQNN. O protocolo permite ainda a utilização da referência genética do animal no rótulo da carne que deu origem àquele produto.
Vale lembrar, que a adesão ao protocolo é voluntária e não implica em qualquer custo ao criador. A adesão é feita uma única vez, no site da CNA, onde estão disponíveis: o formulário de adesão e orientações a respeito de seu preenchimento.
Os protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária são regras ou requisitos exigidos por mercados consumidores específicos, nacionais e internacionais, que ao serem cumpridas, permitem pagamento diferenciado pelos animais, agregando valor aos produtos gerados.
O sistema foi criado com o intuito de estreitar e dar transparência na relação entre produtores rurais, a CNA, os frigoríficos e os consumidores interessados na produção e consumo de produtos diferenciados. Utilizando o sistema informatizado na gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, a CNA proporciona transparência nas garantias acordadas entre os proponentes dos protocolos e na rastreabilidade do produto desde a propriedade até a mesa do consumidor.
Para fazer a adesão acesse: www.canaldoprodutor.com.br/sistema-gestor-de-protocolos-da-cna
Caso tenha dúvidas, entre em contato com a ACNB:
Guilherme Alves, gerente de produto
guilherme.alves@nelore.org.br
(34) 3336 3160
(11) 98939 6628
(11) 3293 8900