A primeira etapa do Circuito Boi Verde, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) aconteceu no Frigorifico Frisa, no município de Colatina, no Espirito Santo. Entre os dias 09 e 11 de março foram abatidos 458 animais de cinco lotes participantes.
O circuito, que conta com apoio da DSM-Tortuga, premiou dois lotes da Fazenda Heringer, do nelorista Dalton Dias Heringer, que ficou com o primeiro e segundo lugar. O terceiro premiado foi um lote de Ismael Orletti, da Fazenda Coroa Grande.
Nessa etapa foi registrado, que dos abates, 72,7% dos animais tinham idade até 24 meses. Mais da metade, 54,4%, pesavam entre 17 e 22 arrobas e 57,4% dos animais abatidos em Colatina tinham acabamento mediano ou uniforme.
A agenda do Circuito Boi Verde prevê a realização da próxima etapa no município de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Os abates vão ocorrer no Frigorífico Marfrig entre os dias 23 e 24 de maio.
Circuito Boi Verde
O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.
A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai.