Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Grupo de Trabalho se reúne para definir sistema de classificação de carcaças de bovinos

Por iniciativa da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte (CNBC), da CNA, aconteceu hoje, em Brasília, a primeira reunião do Grupo Técnico (GT) formado com o objetivo de elaborar uma proposta para a reformulação do Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos.

A missão do grupo é entregar à CNBC/CNA uma proposta à ser validada pelo setor produtivo no Workshop sobre Classificação de Carcaças, pré-agendado para o dia 22 de junho, na sede da CNA, em Brasília.

Atualmente, o sistema de classificação de carcaças é regido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), via Instrução Normativa nº. 9 de 4 de maio de 2004. A classificação e tipificação de carcaças é uma técnica pela qual são avaliados os componentes de qualidade e de quantidade relativos a uma determinada carcaça. Esse procedimento é importante para organizar e facilitar o sistema de compra e venda. Também, auxilia na padronização dos produtos, o que permite definir o valor de determinada carcaça.

O grupo de trabalho é composto por representantes da cadeia produtiva da carne, diretores de associações, acadêmicos e membros da CNA. Como representante da raça nelore, o GT conta com a participação de André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Na reunião de hoje, foram discutidas algumas das linhas de trabalho do grupo, como tipo de sistema de classificação e tipificação de carcaças, obrigatoriedade, responsáveis pela operação e formas de reformulação da legislação vigente. A próxima reunião está agendada para o dia 31 de maio.

O diretor da ACNB considera o assunto de extrema importância para o setor produtivo. “A Nelore do Brasil faz questão de se envolver nas discussões que envolvem a classificação de carcaças por ser um assunto que afeta diretamente o negócio dos produtores.”, afirma Locateli.



Fonte: Assessoria de imprensa
Data: 28/04/2016 17:48



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais