A vacinação contra febre aftosa segue neste mês de maio na maior parte dos estados do País, de acordo com o Calendário Oficial do Ministério da Agricultura. Muitos pecuaristas já vacinaram seus rebanhos e, feito isso, é hora de entregar a declaração de vacinação, juntamente com as notas fiscais, nos Órgãos de Defesa Agropecuária.
A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alertam que esta ocasião pode ser aproveitada pelos pecuaristas para atualizar os dados, como endereço, telefone e e-mail constantes do cadastro nos órgãos de defesa. Estes dados precisam ser confirmados no momento da adesão aos Protocolos de Rastreabilidade, e em caso de inconsistência a adesão não é efetivada.
Os pecuaristas participantes do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), devem se inscrever no Protocolo Nelore Natural, firmado entre a ACNB e a CNA, para garantir a continuidade do recebimento das premiações oferecidas pelo Frigorífico Marfrig aos pecuaristas participantes do PQNN. Segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) somente com o protocolo é possível citar no rótulo da carne a raça do animal que deu origem àquele corte.
Vale lembrar, que a adesão ao protocolo é voluntária e não implica em qualquer custo ao criador. A adesão é feita uma única vez, no site da CNA, onde estão disponíveis: o formulário de adesão e orientações a respeito de seu preenchimento.
Para fazer a adesão acesse: www.canaldoprodutor.com.br/sistema-gestor-de-protocolos-da-cna
Caso tenha dúvidas, entre em contato com a ACNB:
Guilherme Alves, gerente de produto
(34) 3336 3160
(11) 98939 6628
(11) 3293 8900