Animais jovens, com cobertura uniforme e pesados. Esse foi o excelente resultado da última etapa do Circuito Boi Verde, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Na ocasião, o Frigorífico Frisa abateu, entre os dias 02 e 03 de setembro, 937 animais da raça Nelore, no município de Colatina, no Espírito Santo.
“A cada abate técnico a raça Nelore quebra paradigmas. Nunca se abateu animais tão jovens e pesados no Estado do Espírito Santo. Esse resultado é reflexo dos investimentos em genética e alimentação balanceada, que resultam em maior rentabilidade para o criador”, afirma Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB. Do total de animais abatidos na etapa, 67,3% era jovem, ou seja, com idade até 24 meses. A maioria apresentou gordura mediana ou uniforme e 95% pesavam mais de 18 arrobas.
Vale lembrar que esta etapa do Circuito Boi Verde aconteceu pela segunda vez este ano na cidade de Colatina e, novamente, contou com o apoio da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore - ACCN (Nelore Capixaba). “Esta segunda etapa do abate técnico em Colatina é um marco histórico na pecuária bovina capixaba e de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento deste setor em nosso estado”, afirma Nabih Amin El Aouar, presidente da Nelore Capixaba.
Para Amim, as etapas do Circuito Boi Verde no Espírito Santo integram neloristas, técnicos, fornecedores de insumo, professores, estudantes de ciências agrárias e representantes do Governo do Espírito Santo ligados ao setor rural. “O conhecimento se propaga de uma forma mais efetiva e duradoura, trazendo benefícios ao setor pecuário capixaba e gerando uma grande integração entre os membros da cadeia produtiva da pecuária bovina em nosso estado.”
No total, foram nove lotes abatidos na etapa, a maior parte do criador Dalton Dias Heringer, que ficou em primeiro lugar (foto).
A etapa do CBV inclui também um ciclo de palestras e visita ao frigorífico. No primeiro dia, quando aconteceram os julgamentos, o gerente de produto da ACNB apresentou o Circuito Boi Verde, informando como funciona e os bons resultados obtidos. Além da ACNB, também ministraram palestras representantes do Frisa, da empresa Heringer e da DSM-Tortuga, parceira global da Nelore do Brasil.
Circuito Boi Verde
O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.
A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai.