Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde em Nova Andradina abate mais de 400 animais com peso acima de 17 arrobas

O município de Nova Andradina, no Mato Grosso Sul, recebeu a 7ª etapa do Circuito Boi Verde, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Os abates técnicos ocorreram entre os dias 25 e 26 de outubro, na unidade do Grupo JBS.  

 

Nesta etapa, foram abatidos 466 animais da raça Nelore de cinco criadores da região. O primeiro lugar ficou com a Fazenda Santa Bárbara, de Sandra Maria Massi, que garantiu o prêmio oferecido pela DSM-Tortuga – parceiro da ACNB, de uma tonelada em produtos.

 

Além de Sandra, também participaram do campeonato: Adilton Boff Cardoso (2° e 4° lugares), José Francisco Figueiredo Micheloni (3° lugar) e Thiago Leite (5° lugar).

 

“É uma competição sadia onde procura-se melhorar as carcaças dos animais para atender às necessidades do mercado”, afirma Sandra Massi, que participa do Circuito Boi Verde há oito anos e já venceu outras duas etapas: 2008 e 2015. Segundo ela, o campeonato prova que o Nelore tem uma carne de boa qualidade e o circuito valoriza a raça.

 

Sandra Maria Massi, que é nelorista no Estado do Mato Grosso do Sul, foi Campeã Nacional do Circuito Boi Verde no ano passado. Em Ivinhema, cria 17 mil cabeças de gado, divididas em duas propriedades, a Fazenda Santa Barbara e o Rancho Seco. No município de Água Clara, possui mais três fazendas: Cangalha, San Remo e Queixada.

 

O bom desempenho da fazenda na etapa, Sandra credita aos investimentos em genética, como a compra de sêmen para Inseminação Artificial, compra de touros de qualidade para repasse das vacas após as IATF, além de investimento em melhorias das pastagem. O lote entregue por Sandra nesta etapa era composto por 110 animais da raça Nelore. “Um lote de animais jovens, pesados e com excelente acabamento de gordura”, afirma Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB.

 

Segundo Alves, todos os animais abatidos em Nova Andradina apresentavam a excelência da raça e estavam de acordo com as exigências do Circuito Boi Verde. O resultado da 7ª etapa do Circuito Boi Verde na unidade do JBS, foi:

89,5% dos animais com menos de 24 meses;

98,3% com peso acima de 17 arrobas;

82,2% com acabamento de gordura mediano ou uniforme.

 

Circuito Boi Verde

O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.

A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai. Informações sobre as próximas etapas do campeonato estão disponíveis no site da Nelore do Brasil: http://nelore.org.br/CircuitoBoiVerde

 



Fonte: Assessoria de comunicação
Data: 08/11/2016 13:53



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais