Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Julgamento a Campo estreia na Expoinel Minas

O primeiro Julgamento a Campo, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore, aconteceu nesta quinta-feira (16/02), durante a Expoinel Minas 2017, em Uberaba/MG.

 

Fora da pista principal, em uma área reservada para os animais a campo, o evento foi muito prestigiado. Criadores, técnicos e profissionais da imprensa puderam acompanhar de perto as criteriosas avaliações da primeira edição do novo julgamento.

 

A modalidade, nova ferramenta de avaliação visual de animais Nelore e Nelore Mocho geneticamente superiores criados a campo, julgou as categorias: Bezerra, Fêmea de Sobreano, Novilha, Fêmea Jovem e Garrote.

 

“O novo julgamento é um grande avanço em prol do Nelore, que busca a excelência da raça. Acreditamos que o Nelore é um só, a seleção dos animais é de suma importância tanto para gado de pista quanto para pasto”, afirma Gabriel Belli, do Grupo Carthago, premiado como a Melhor Bezerra no primeiro Julgamento a Campo.

 

Segundo Belli, a bezerra premiada, Romana Carthago, sempre comeu no pasto, nunca esteve no cocho. “Um animal criado solto de altíssima qualidade e teve uma excelente avaliação.”

 

Cristiano Farah, zootenista da Agropecuária Diamantino, também acredita que o Julgamento a Campo é uma forma de valorizar o rebanho de gado Nelore. “O julgamento identifica e valoriza os animais que criamos a pasto com equilíbrio entre nutrição, genética e manejo, ou seja, identifica animais funcionais dentro dos padrões raciais”, avalia.

 

Para Farah, o Julgamento a Campo é uma tendência muito positiva, que expressa o potencial genético e produtivo. “Estaremos com certeza nas próximas etapas. Nos respeitamos todos os tipos de criação, mas apostamos nos avaliados e criados a pasto.” Vale destacar, que o Julgamento a Campo sagrou Diamantino Silva Filho, da Agropecuária Diamantino, como Melhor Criador e Melhor Expositor da etapa.

 

Segundo o gerente técnico da ACNB, Marcos Pertegato, os animais foram julgados individualmente, colocados lado a lado em currais, para melhor avaliação. “Os jurados atribuíram notas de 01 a 05 para itens como: Carcaça - conformação e musculatura; Funcionalidade - aprumo, precocidade sexual e sexualidade, e caracterização racial”, explica Pertegato.

 

Além da Romana, o primeiro Julgamento a Campo, também premiou:

 

Reservada Campeã Bezerra

Kelly FNP de Paulo Afonso Frias, da Fazenda Nova Trindade

 

Campeã Fêmea de Sobreano
5468 da Buriti, da Agropecuária Diamantino

 

Campeã Novilha
5392 da Buriti, da Agropecuária Diamantino

 

Reservada Campeã Novilha
Kika FNT, da Fazenda Nova Trindada

 

Campeã Fêmea Jovem
Peroba TAJ, da Taj Mahal Agropecuária

 

Campeão Garrote
5430 da Buriti, da Agropecuária Diamantino

 

Os jurados escolhidos pela ACNB para esta etapa, foram: Rafael Mazão, consultor técnico da Alta Genetics; Alexandre Lima, gerente comercial da ABS Pecplan; e Robison Carreira, supervisor técnico da CRV Lagoa.

 

Para a realização do primeiro Julgamento a Campo, a ACNB contou com diversos apoiadores em suas redes sociais. A campanha ‘Eu recomendo’ tem personalidades conhecidas do setor, como os jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Tu Galhardi, Carlos Alberto Marino Filho, Rafael Mazão, Inácio Rodrigues Neto, Antonio Carlos, Ademir Jovanini Augusto Filho e Carlos Alberto de Souza Celestino (Betão).

 

Vale lembrar, que de acordo com o regulamento, participaram machos PO e fêmeas PO ou LA enquadrados na tabela de pesos máximos, classificados entre os TOP 40% em qualquer programa de melhoramento genético. Criamos um regulamento focado no Nelore, com o objetivo de valorizar ainda mais a raça”, afirma Marcos Pertegato.

 

O regulamento completo está disponível no site da ACNB http://nelore.org.br/Eventos/JulgamentoACampo



Fonte: Assessoria de comunicação
Data: 17/02/2017 15:04



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais