Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Programa Qualidade Nelore Natural é tema de palestra em curso promovido pela BrasilComZ

O Programa Qualidade Nelore Natural (PQNN), da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), será tema de uma das palestras apresentadas durante o 1º Curso de EPMURAS e Melhoramento Genético Aplicado & 5º Credenciamento de Consultores, promovido pelo programa Boi com Bula, da consultoria BrasilComZ.

 

A palestra será ministrada pelo gerente de produto da ACNB, Guilherme Alves, na próxima quinta-feira (27/04), no Rancho da Matinha, em Uberaba/MG. O curso, que acontece entre os dias 27 e 29 de abril, nas cidades de Uberaba e Uberlândia, vai abordar o sistema de avaliação visual de bovinos. O gerente técnico administrativo da Nelore do Brasil, Marcos Pertegato, também participará do curso.

 

O objetivo do curso, de acordo com a BrasilComZ, é atender ao mercado de animais vivos na bovinocultura de corte brasileira que tem crescido muito, exigindo do pecuarista conhecimentos cada vez mais consistentes sobre a avaliação visual de bovinos na hora da compra. Ao mesmo tempo, os programas de melhoramento genético e práticas de seleção, desde as mais complexas até as mais simples, disseminam-se por muitas propriedades, exigindo que o manejador saiba como avaliar visualmente os bovinos


Por meio desse sistema de avaliação de bovinos, faz-se um retrato falado do animal, com o qual se identificam os biótipos mais eficientes e produtivos para cada sistema de produção. O EPMURAS refere-se à estrutura corporal, precocidade, musculosidade, umbigo, características raciais, aprumos e características sexuais.

 

O PQNN, que atualmente conta com 331 pecuaristas participantes, oferece aos animais que se enquadram no padrão estabelecido, prêmio de 1% a 3% sobre o valor da arroba negociado nas unidades Marfrig participantes do Programa. No ano passado, foram abatidos 196,57 mil animais de mais 300 pecuaristas. O valor das premiações superou os R$ 3 milhões. Em média, os pecuaristas receberam R$ 1,83 a mais na arroba dos animais abatidos dentro do programa da ACNB.

 

Para fazer parte do Programa de Qualidade Nelore Natural, que conta com apoio DSM-Tortuga, basta ser associado ativo da Nelore do Brasil e aderir ao Protocolo de Rastreabilidade de Adesão Voluntária gerido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A adesão ao protocolo pode ser feita através da página: http://rastreabilidade.cnabrasil.org.br/

 

Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN)

As bases do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) começaram a ser lançadas em 1999, com o objetivo de valorizar e divulgar a raça através do lançamento e do posicionamento da marca Nelore como a principal marca de carne no Brasil. A partir daí iniciaram-se a promoção dos abates técnicos e avaliações de carcaças. O PQNN é um conjunto de normas e procedimentos para garantir o padrão de carcaças bovinas, sistemas de cria, sistemas de engorda e reprodutores da raça Nelore. O PQNN opera em parceria com a Marfrig Group, em cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo. As unidades que fazem abates dentro do programa, são: Rio Verde, Bataguassu, Paranatinga, Tangará da Serra, Chupinguaia e Promissão.

Outras informações sobre o PQNN estão disponíveis no site da Nelore do Brasil: http://www.nelore.org.br/NeloreNatural

 

Boi com Bula

O Boi com Bula® é um modelo de consultoria que oferece suporte técnico para os clientes BrasilcomZ em diversas etapas, desde a seleção, interpretação de informações até a negociação de produtos. Para os compradores de genética melhoradora, além da orientação técnica, funciona como uma etiqueta com a garantia e o padrão de qualidade BrasilcomZ.

Escolher o animal mais adequado para utilizar em seu rebanho resulta na possibilidade de melhores índices reprodutivos, produtivos e econômicos, ou seja, também de maiores lucros com a atividade.

 

Informações sobre o Curso Boi Com Bula:

(16) 3203 8815

cursos@brasilcomz.com.br

 



Fonte: Assessoria de comunicação
Data: 26/04/2017 14:39



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais