Mais de 500 animais participarão da sétima etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 13 e 14 de junho, na unidade da Friboi de Porto Velho (RO). O Circuito é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Esta etapa é realizada conjuntamente com a Associação dos Criadores de Nelore do Rondônia (ACNR).
“O Circuito Nelore de Qualidade foi criado pela ACNB em 1999 e tem como objetivo avaliar e promover a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção”, explica o gerente executivo da ACNB, André Locateli.
Hoje, das mais de 215 milhões de cabeças de gado existentes no Brasil, 80% pertencem à raça Nelore. “Por isso, é preciso investir cada vez mais e aumentar a qualidade da carne que produzimos. Com o aprimoramento da produção, poderemos ter animais jovens com peso e acabamento de gordura ideais para o abate”, explica o presidente da ACNR, José Marcelo da Silva.
Segundo o diretor executivo de Originação da Friboi, Eduardo Pedroso, o Circuito Nelore de 2019 caminha firmemente para se consolidar como a maior edição da história. “Isso fortalece não só o Nelore, mas a pecuária brasileira. A etapa de Porto Velho é uma excelente oportunidade para mostrar a qualidade do que é produzido na região”, complementa o executivo.
Todos os pecuaristas podem participar do Circuito Nelore de Qualidade. Os associados da ACNB têm a oportunidade de abater seus animais no Protocolo Nelore Natural Friboi, que oferece premiações de até R$10,50 por arroba, de acordo com as características de carcaças e habilitação da propriedade. A etapa seguinte está prevista para 21 e 22 de junho na cidade de Colíder (MT).