Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Conhecidos os vencedores da etapa de Redenção (PA) do Circuito Nelore de Qualidade

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Redenção (PA), os vencedores da 4ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada no dia 1º de junho, na unidade da Friboi do município paraense.

“A quarta etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2019 avaliou 648 animais, sendo 546 machos e 102 fêmeas. Os resultados confirmam a precocidade de terminação da raça Nelore, característica determinante para a qualidade da carne e para a rentabilidade do produtor. Entre os machos, 71,9% dos animais tinham até quatro dentes incisivos permanentes. Entre as fêmeas abatidas, 95% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes”, informa o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

Para o presidente da ACNNB, Cicinato Area Leão, o peso dos animais também foi destaque da etapa de Redenção. “Os machos, 88,6% foram abatidos com mais de 18@. Esses resultados realçam a qualidade do Nelore da região”, afirma o dirigente.

O pecuarista Carlos Alberto Mafra Terra, medalhista de ouro da etapa de Redenção, com o melhor lote de carcaças de machos, explica que seu objetivo é produzir sempre animais eficientes em ganho de peso, que atingem rapidamente o ponto de abate, exatamente como o mercado pede. “Produzimos animais com peso médio de 20 arrobas, com cerca de 2 anos de idade, sob regime de pasto com suplementação. A base para isso é a genética Nelore selecionada por nós mesmos“, diz Mafra.

Campeões – A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos ficou com Carlos Alberto Mafra Terra. Maurício Pompeia Fraga ficou com a prata e a Fazenda Santa Tereza com o bronze. Os premiados pelos melhores lotes de carcaças de fêmeas foram a Sociedade Agropecuária Imaculada Conceição Ltda. (ouro), Waldomiro Côrrea (prata), Rosimeire Aparecida Oliveira Gervásio Ribeiro (bronze). Ao todo, 12 pecuaristas da região participaram desta etapa do Circuito Nelore de Qualidade. Os lotes medalhas de ouro foram presenteados com 500 quilos de suplementos minerais Matsuda, que serão entregues em suas propriedades com o acompanhamento da equipe técnica da empresa.

Circuito Nelore de Qualidade – Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovida desde 1999, neste ano a iniciativa conta com o apoio da Matsuda e da Friboi. Com isso, o Circuito aumentou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados em 2019. Cerca de 20 mil animais devem ser avaliados até o final do ano, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito. Em junho, a ação passa por Redenção (PA), Araguaína (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Colíder (MT).

 



Data: 13/06/2019 14:40



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais