Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Nelore de Qualidade registra crescimento de 107% em Nanuque (MG)

Realizado pelo segundo ano consecutivo em Nanuque (MG), na unidade do frigorífico Frisa, o Circuito Nelore de Qualidade contou com a participação efetiva dos pecuaristas da região. Com oito produtores participantes, mais de mil animais foram avaliados, uma alta de 107% no número de animais e 60% no número de pecuaristas inscritos, em relação ao ano passado, informam a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN).

“À medida em que os pecuaristas se inscrevem para participar do circuito, eles iniciam um processo de melhoramento de seus animais, com foco no trato e na genética, que podem elevar sua rentabilidade. Com a renda maior, os pecuaristas geram mais empregos e capital para compra de insumos em suas propriedades, sem deixar de lado a preocupação em atender o consumidor final, oferecendo ao mercado uma carne macia, saborosa e que atende a todas as normas de segurança alimentar, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Nas avaliações dos animais inscritos, constatou-se que 69% tinham com até 2 dentes incisivos permanentes, peso médio de 20 arrobas e ainda 55,2% dos animais com acabamento mediano ou uniforme.

“Em Nanuque, o destaque foi para o lote campeão de 108 animais, onde 85,2% dos animais apresentaram dentição de leite (demais 14,8% com 2 dentes incisivos permanentes), 95,4% com acabamento de gordura mediano ou uniforme e peso médio de 21,7@ arrobas”, destaca, André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Após as avaliações o prêmio de melhor lote de Carcaças de Machos foi de Dalton Dias Heringer, que levou para casa a medalha de ouro. A prata foi para Arthur Arpini Coutinho e a medalha de bronze ficou com Nilson Alves.

“O Circuito é uma ferramenta que mostra para o Brasil todo o potencial do Nelore, uma raça extremamente precoce e que com bom manejo, nutrição e sanidade é possível terminar animais até 24 meses com mais de 20 arrobas, um fato que evidencia o desempenho da raça. Isso nos dá ainda mais satisfação de sair com a medalha de ouro desta etapa” diz, Victor Miranda Diretor de pecuária Grupo Heringer.

 

A entrega dos prêmios aconteceu após a avaliação das carcaças em um encontro para os pecuaristas que contou com a presença de cerca de 200 pessoas. Na ocasião, os participantes puderam acompanhar palestras técnicas sobre temáticas voltadas à raça Nelore, além de Workshop sobre cortes especiais e qualidade de novilhos precoce.

“A realização desta etapa é uma excelente oportunidade para troca de experiências com demais pecuaristas, profissionais do setor de produção, comercial e demais parceiros. Além da avaliação dos animais, os temas técnicos apresentados durante as palestras possibilitaram uma atualização sobre as demandas de um mercado bastante exigente quanto a um animal jovem e bem-acabado”, complementa José Carlos Pereira Silva, gerente administrativo do frigorífico Frisa, em Nanuque.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovida desde 1999, neste ano a iniciativa, que conta com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, aumentou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados em 2019. Cerca de 20 mil animais devem ser avaliados até o final do ano, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito.

 



Data: 13/11/2019 17:29



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais