Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Nelore de Qualidade terá 40 etapas em 2020 e apresenta novidades

O Circuito Nelore de Qualidade chega em sua 21ª edição com expectativa de superar os números recordes registados no ano passado. Em 2020, estão previstas 40 etapas, com a avaliação de mais de 25 mil animais. Reconhecido como um campeonato nacional de qualidade de carcaças, o Circuito terá alguns aprimoramentos no regulamento e novas premiações, informa a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A iniciativa conta com apoio do Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“É muito gratificante o crescimento do Circuito Nelore de Qualidade, especialmente nos últimos dois anos. Saltamos de 8 mil para 25 mil animais avaliados. Essa evolução representa para a ACNB o reconhecimento do árduo e consistente trabalho de melhoramento da genética Nelore, além da nossa convicção em estimular os pecuaristas a produzir animais de melhor qualidade com maior padronização de carcaças”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

“Ficamos muito felizes por renovar a parceria com a ACNB em 2020 e de promovermos a raça Nelore, responsável por 80% do rebanho de corte brasileiro, por mais lugares do país. Os resultados obtidos no ano passado foram acima das nossas expectativas e estamos confiantes de que teremos um Circuito ainda mais positivo junto à associação e aos pecuaristas que vêm nos ajudando a elevar o nível do gado brasileiro a um patamar cada vez mais alto”, afirma o presidente da Friboi, Renato Costa.

“Em 2019, em cada etapa do Circuito constatamos os investimentos em genética e em insumos feitos pelo produtor para produzir carne de qualidade. A partir do momento em que o pecuarista mostra para o consumidor a preocupação com a produção de carne diferenciada, o mercado também reage de forma favorável aos produtores. Para auxiliá-los a participar do Circuito, continuamos oferecendo nossas soluções de alta tecnologia na área de forrageiras e suplementos minerais”, reforça Tadeu Bastos Rosa, consultor da Matsuda.

Outro parceiro importante da iniciativa, o frigorífico Frisa participa pela terceira vez do Circuito. “Estamos otimistas com Circuito Nelore de Qualidade 2020. Essa é uma grande oportunidade de aproximação com os nossos parceiros para discutir as demandas do mercado, os desafios do setor e o potencial da raça Nelore”, diz José Carlos Pereira, gestor do Frisa, em Nanuque (MG).

O Circuito Nelore de Qualidade consolida-se com uma competição democrática, que reúne pecuaristas de diferentes portes, de diversas regiões do Brasil. Podem participar, selecionadores, invernistas, confinadores, entre outros, com lotes a partir de 18 a 20 cabeças, dependendo do padrão dos caminhões utilizados para o transporte, na unidade em questão. Não é necessário ser sócio da ACNB para participar do Circuito, mas nas etapas realizadas nas unidades do Friboi, os associados podem receber as premiações oferecidas pelo Protocolo Nelore Natural que podem chegar a até R$10,50 por arroba, de acordo com o perfil dos animais e habilitação da propriedade.

“O Circuito contribui muito para o manejo dos animais precoces. Nós temos animais bem desenvolvidos nessa questão: 80% do nosso gado tem zero dentes. Isso facilita a negociação com frigoríficos, garantindo melhor rentabilidade”, diz a pecuarista Sandra Maria Massi, Medalha de Ouro no campeonato Melhor Lote de Carcaça de Fêmeas em 2019.

“Participar do Circuito é uma maneira de valorizar o Nelore, desenvolver a raça e ainda melhorar nosso sistema de trabalho. Participamos pela primeira vez em 2019 e foi muito gratificante ver nosso esforço reconhecido. Para este ano, o desafio é maior, mas espero, ao menos, repetir o resultado do ano passado”, destaca o pecuarista Sérgio Przepiorka, que conquistou a Medalha de Prata no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos no ano passado.

Em 2020, a primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade será realizada em Campo Grande (MS), nos dias 19 e 20 de maio.

Novo regulamento – Com o objetivo de estimular a produtividade e reconhecer o trabalho dos pecuaristas, valorizando animais que chegam ao abate jovens, pesados e bem terminados, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoveu aperfeiçoamentos no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade deste ano. São elas:

- A Maturidade dos animais (idade) passa a ter ponderação de 30% na nota final (no ano passado era 25%). A ponderação das características avaliadas na composição da nota final será: 30% Maturidade, 35% Peso e 35% Acabamento de Gordura.

- Os machos com 6 dentes incisivos permanentes (d.i.p.) passam a receber nota zero na característica Maturidade, igualando assim os critérios de avaliação desta característica para ambos os sexos.

- A faixa de Peso de maior pontuação para os machos com 2 d.i.p. ou mais, passa a ser de 18 a 23@, ou seja, o limite superior subiu em uma arroba (no ano passado era de 18 a 22@). Para os machos com 0 d.i.p., a faixa de maior pontuação passa a ser de 18 a 26@ (no ano passado não havia limite máximo de peso para o alcance da nota máxima).

- A bonificação sobre a nota final, pelo tamanho do lote, passa a ser de até 10% (no ano passado era de até 15%). O índice de bonificação aumenta na razão de 2% a cada 18 animais para lotes acima de 36 animais, até 108 animais (acima desta quantidade o lote atinge o índice máximo, não aumentando além disso).

Novas premiações – Outra novidade para o calendário do Circuito Nelore de Qualidade 2020 é a criação de duas premiações especiais: Melhor Lote de Carcaças de Animais Terminados em Pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados.

“Estas premiações serão feitas no final do ano, junto com os vencedores dos campeonatos de Melhor Lote de Carcaças de Machos e de Fêmeas, e Melhor Compra de Boi. Elas ocorrerão em paralelo aos campeonatos tradicionais. Em cada etapa, também continuam sendo premiados os três melhores lotes de carcaças de macho e de fêmea”, explica André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito Nelore no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore

 



Data: 05/05/2020 13:45



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais