Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Mais de 1.100 animais participam das avaliações do Circuito Nelore em Mozarlândia (GO)

 A etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Mozarlândia (GO), realizada na unidade da Friboi, destacou-se como uma das maiores promovidas até o momento. Foram 1.147 animais participantes, sendo 1.093 machos e 54 fêmeas, segundo a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e a Associação Goiana do Nelore (AGN).

Entre os machos avaliados nesta etapa, 88% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em relação ao peso, 95% dos animais registraram mais de 18 arrobas, enquanto a média na etapa foi de 21,2 arrobas. Ainda entre os 1.093 machos avaliados, 71,5% apresentaram cobertura de gordura mediana.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos foi da Nelore OL – Fazenda Vera Cruz (Goianésia, GO). A Nelore OL conquistou a Medalha de Ouro nesta categoria, assim como já havia acontecido na etapa de Goiânia (GO). A Medalha de Prata foi de Alexandre Funari Negrão, da Fazenda Conforto (Nova Crixás, GO) e a Medalha de Bronze foi para Edgar de Almeida e Silva Júnior, da Fazenda Barreiro (Paraúna, GO).

Entre as fêmeas avaliadas, 96,3% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade), com a grande maioria (88%) registrando mais de 14 arrobas de peso, com média de 15,8 arrobas. No acabamento, 87% apresentaram cobertura de gordura mediana.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, conquistando a Medalha de Ouro, foi apresentado por Ademar Pereira Leal Filho, da Fazenda São Joaquim (Jandaia, GO).

“Os pecuaristas de Mozarlândia e região estão de parabéns, por disponibilizar animais com alto potencial genético para a indústria. São animais jovens e bem acabados, que atendem aos mercados mais exigentes, tanto no Brasil quanto no exterior”, ressalta Leandro Leme de Morais, comprador de gado da Friboi em Mozarlândia.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

 

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

 



Data: 20/08/2020 17:49



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente