Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Barra do Garças (MT) tem a maior etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020

A 14ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada nos dias 17 e 18 de agosto, na unidade da Friboi em Barra do Garças (MT), foi a maior até o momento. A avaliação contou com a participação de 1.495 animais, sendo 1.369 machos e 126 fêmeas. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Entre os machos avaliados na etapa, 68,6% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e 95% até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). Em relação ao peso, 98% dos animais registraram mais de 18 arrobas, sendo 55% deles acima de 23 arrobas – a média foi de 22,4 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Moacyr Fregonesi Barbosa, da Fazenda Santa Thereza (Novo São Joaquim/MT). A Medalha de Prata ficou com Inácio Camilo Ruaro, da Fazenda Batovi (Tesouro/MT), enquanto o Bronze foi para José Luiz Valim, da Fazenda Jacarandá (Araguaiana/MT).

Nas avaliações das fêmeas, 78% delas apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em termos de peso, 93% das fêmeas tinham mais de 14 arrobas de peso. Em relação ao acabamento, 54% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pelo pecuarista Euclides Facchini Filho, da Fazenda Roberta (Nova Xavantina/MT). Ele também levou para casa a Medalha de Ouro na etapa de Água Boa (MT).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

 



Data: 31/08/2020 17:13



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente