Mais de 450 animais participarão da 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 27 e 28 de setembro, na unidade da Friboi em Araguaína (TO). O Circuito é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Esta etapa é realizada conjuntamente com a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT).
O gerente executivo da ACNB, André Locateli, conta que o Circuito Nelore de Qualidade foi criado pela ACNB em 1999 e tem como objetivo avaliar e promover a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. “Trata-se de uma iniciativa que avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção”.
Para o presidente da ACNT, José Luiz Sanches Boteon, o Circuito Nelore de Qualidade, por meio da avaliação da terminação dos animais, com relação a idade, acabamento e peso, provoca no criador uma melhora na qualidade de seu rebanho, pela comparação da avaliação da carcaça do rebanho em relação a outros criatórios. “Além disso, traz uma vantagem para o frigorífico na homogeneidade do rebanho. Para o estado do Tocantins é uma grande vitória esta parceira, pois somos um estado que está com grande perspectiva de aumento de rebanho e, consequentemente, aumento nos abates”, diz.
Após passar por Araguaína, o Circuito Nelore de Qualidade terá ainda mais uma etapa em setembro, nos dias 28 e 29, em Iturama (MG).
Contatos para inscrições
Para participar da etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Araguaína, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade local da Friboi pelo telefone (63) 99241-9420 e falar com Carlos Alberto. Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 18 cabeças.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2020, estão previstas 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.