A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), anunciaram os vencedores da 28ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na unidade da Friboi em Lins (SP).
“Ao todo, foram avaliados 882 animais, sendo 643 machos não castrados e 239 fêmeas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação. “Entre os machos, 89,5% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), e 58% com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade). Em relação ao peso, 89% dos machos apresentaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 20,4 arrobas. Além disso, 92% apresentaram animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme”, reitera o médico veterinário.
Já entre as fêmeas, 88% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), sendo 53% dos animais com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade). Já 76% dos animais apresentaram peso acima de 14 arrobas, com média de 15,1 arrobas. “Como destaque, observamos que 100% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme”, complementa Callejon.
O destaque para o Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa, com Medalha de Ouro, foi de Sérgio Przepiorka, do Confinamento Chaparral (Rancharia/SP). Ele atingiu a nota máxima do Circuito e desta forma assumiu a liderança do campeonato nacional. Ele também foi campeão desta etapa em 2019 e conquistou a medalha de prata no Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças em 2019.
A Medalha de Prata ficou com Jorge Custódio de Souza Neto, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Iepê/SP), e a de Bronze, com Mateus Scarpim Júnior, da Fazenda Santa Gema (Santa Cruz do Rio Pardo/SP).
Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Peter Gustav Robert Herzog, da Fazenda Santa Cruz (Marília/SP), e a Medalha de Prata ficou com José Eugênio de Rezende Barbosa Sobrinho, da Fazenda Nova Niagara (Santa Cruz do Rio Pardo/SP).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.