Realizado pelo terceiro ano consecutivo em Nanuque (MG), na unidade do frigorífico Frisa, o Circuito Nelore de Qualidade teve 491 machos não castrados avaliados, informam a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). A 30ª etapa aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro.
“À medida em que os pecuaristas se inscrevem para participar do circuito, eles iniciam um processo de melhoramento de seus animais, com foco no trato e na genética, que podem elevar sua rentabilidade. Com a renda maior, os pecuaristas geram mais empregos e capital para compra de insumos em suas propriedades, sem deixar de lado a preocupação em atender o consumidor final, oferecendo ao mercado uma carne macia, saborosa e que atende a todas as normas de segurança alimentar, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Nas avaliações dos animais inscritos, constatou-se que 95,5% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), sendo 67% dos animais com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), 93% pesando mais de 18 arrobas, com média de 20 arrobas e ainda 45% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Após as avaliações o prêmio de melhor lote de Carcaças de Machos foi de Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Nanuque/MG), que levou para casa a medalha de ouro. A prata foi para Ricardo Nunes Coelho, da Fazenda Paquetá (Fernandes Tourinho/MG) e a medalha de bronze ficou com Frisa - Frigorífico Rio Doce, da Fazenda Reata (Nanuque/MG).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.