Nesta quarta-feira (30), a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) encerra a 7ª edição da prova de ganho em peso a pasto (PGP) com 180 fêmeas, iniciada no mês de julho do ano passado. A pesagem final será realizada na Estância Oasis, na rodovia BR 364, no km 50, em Cuiabá.
A prova teve o objetivo de desenvolver um protocolo de suplementação para obter carne de alta qualidade em novilhas Nelore precoces, a partir de uma parceria com o Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva (NEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, a Cargill-Nutron, a FS Energia e apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
“Nossa proposta com os estudos realizados é obter carne de alta qualidade com animais criados a pasto, em um curto espaço tempo, de um ano entre recria e engorda, e o melhor custo-benefício em suplementação (retorno financeiro) para o pecuarista até a hora do abate”, explica o presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles.
Dados preliminares apontam que, mesmo durante a maior seca na Baixada Cuiabana, em 2020, o ganho médio se manteve acima de 700 gramas diárias e muito além do esperado, demonstrando a qualidade dos animais e dos suplementos avaliados. Esse desempenho “excelente”, segundo Telles, manteve-se ao longo de toda a prova.
A PGP também foi objeto de estudo do doutorado Felipe Cecconello (Zootecnista), do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFMT, com duração de um ano, da fase de desmama ao abate das novilhas, para verificar qual melhor protocolo para o desempenho produtivo, rendimento e acabamento de carcaça.
Abate técnico - as fêmeas participarão na quinta-feira (01.07), de um abate técnico no frigorífico Marfrig, em Várzea Grande, com avaliação de qualidade de carne e carcaça pelo professor Dr. da UFMT de Rondonópolis, Angelo Polizel, da iBeef Founder.
Números da pecuária – Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 31 milhões de animais, dos quais 80% da raça Nelore. A ACNMT reúne criadores de todo o estado, com sede no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, na capital. Contato: (65) 3624-0182/99632-7697/ http://www.neloremt.org.br.
Fonte: Assessoria ACNMT