Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 em Naviraí (MS) apresenta os primeiros lotes de animais com pai identificado

Com 357 machos não castrados e terminados em confinamento, chegou ao fim a 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, realizada nos dias 22 e 23 de setembro, no frigorífico Friboi de Naviraí (MS). A etapa foi a primeira a receber lotes de animais com pai identificado. Novidade deste ano, o campeonato Melhor Lote de Animais com Pai Identificado conta com premiação especial. O vencedor será conhecido ao fim do calendário.

A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN).

“Os pecuaristas participantes nos apresentaram machos pesados, jovens e com ótimo acabamento de gordura: 99,7% deles possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo que 78% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, 91% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, levando ao peso médio de 21,5 arrobas. Também observamos cobertura de gordura mediana em 87% dos machos”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

A vencedora do campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi a Colpar Participações, da Fazenda Dois Irmãos (Naviraí/MS). Com a Medalha de Bronze recebida na etapa de Barra do Garças (MT), essa é a segunda medalha da Colpar nesta edição do Circuito. Além disso, o criatório também recebeu Medalha de Ouro na etapa de Naviraí em 2020.

A Medalha de Prata foi para a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS). Já a Medalha de Bronze foi entregue para Daniel Martins Filho, da Fazenda Proteção (Rio Brilhante/MS).

O primeiro criatório a apresentar lotes de animais com pai identificado no Circuito Nelore de Qualidade 2021 foi a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS), que conta com a coordenação e gestão de Douglas Rodrigues, da assessoria Suporte G. Foram dois lotes com pais conhecidos: o primeiro com 16 machos filhos do reprodutor Okinawa do SNI (SNI9407) e outro lote com 34 filhos do reprodutor Kamikaze do SNI (SNI8959).

“Todos os animais dos dois lotes tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Desses, 70% possuíam dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, todos pesaram mais de 18 arrobas, o que deixou a média em 22 arrobas, e 96% dos machos tinham cobertura de gordura mediana”, completa Locateli.

“Crio Nelore há 33 anos e o que fez muita diferença em minha criação foi quando passei a fazer o uso da ultrassonografia. A utilização desta tecnologia proporcionou melhorias em nosso gado. Reprodutores como Kamikaze e Okinawa, que comprovadamente ajudam os criadores a melhorar a produtividade, nos deixam muito felizes, pois cooperar com a evolução pecuária é e sempre foi nosso principal objetivo”, destaca Shiro Nishimura, proprietário dos reprodutores e da Fazenda Araponga.

“Ficamos muito satisfeitos com estes animais. Eles renderam carne de extrema qualidade, pois tinham como característica ótimo rendimento de carcaça. Eles chegaram no patamar planejado, desde a seleção dos reprodutores, utilizando como base a ultrassonografia de carcaça”, pontua Liliane Suguisawa, diretora na DGT Brasil.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

 



Data: 14/10/2021 17:52



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais