O frigorífico Friboi, de Itapetinga (BA), recebeu 396 animais nos dias 10 e 11 de novembro, para a 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021. Foram avaliados 376 machos e 20 fêmeas, levados por 6 pecuaristas da região. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN). A 23ª edição do Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Avaliamos animais, que em sua maioria, foram terminados em pastagens com suplementação. Destacaram-se por ser jovens, pesados e com bom acabamento de gordura”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
“85% dos machos possuíam até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 49,5% tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). 99,5% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, fechando a média de 21,4 arrobas. Para finalizar, em 58,5% deles observamos cobertura de gordura mediana ou uniforme”, informa o presidente da ACNB.
O Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos teve a Agropecuária Pontal (Fazenda Conjunto Piancó, de Itagibá/BA), como primeira colocada. O criatório conquistou a Medalha de Prata no mesmo campeonato desta etapa em 2020.
Em segundo e terceiro ficaram Silvio Roberto de Moraes Coelho, da Fazenda Reunidas Rural Brejolândia (Brejolândia/BA), e André Luís Dias Fontes, da Fazenda Porangaba (Itapetinga/BA), respectivamente. Premiado neste ano com a Medalha de Prata pela segunda colocação, Silvio Roberto de Moraes Coelho recebeu Medalha de Bronze no mesmo campeonato desta etapa em 2020.
“Todas as fêmeas participantes possuíam 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e pesaram mais de 14 arrobas, elevando a média para 15,6 arrobas de peso. Pudemos identificar cobertura de gordura mediana em 90% delas”, completa Nabih.
Aliança da Bahia Agropecuária S/A, da Fazenda Maria Bonita (Dário Meira/BA), ficou com a Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.