O ano de 2012 foi recorde histórico das exportações de carne bovina brasileira, alcançando US$5,77 bilhões, superior 6,8% ao resultado de 2008 (até então a maior exportação registrada, totalizando US$5,4 bilhões) e acima 7,3% dos resultados atingidos em 2011.
O resultado poderia ter sido ainda melhor, mas a conjuntura macroeconômica de recessão provocou uma ligeira diminuição no preço médio da carne exportada (-5,3%).
O crescimento em volume também foi expressivo, revertendo a tendência de queda dos últimos três anos. De 2009 a 2011, apesar de aumento no faturamento, o volume exportado pelo país diminuiu. Em 2012, mesmo com a conjuntura desfavorável, o Brasil conseguiu aumentar o volume exportado em 13,4%, comparado ao mesmo período do ano passado.
Os maiores compradores da carne bovina brasileira em faturamento foram Rússia, Hong Kong, União Europeia, seguidos por Egito, Venezuela e Chile.
Entre 2011 e 2012, o volume exportado cresceu em nove dos dez maiores compradores da carne bovina brasileira. Dentre os dez maiores compradores, tivemos recuo apenas no volume exportado para o Irã, com redução de 48%. As justificativas para esta queda estão relacionadas às questões políticas, não a fatores comerciais ou sanitários.