A Ford apresentou há pouco, simultaneamente no Brasil e na Turquia, o primeiro caminhão da companhia no segmento extra pesado, com capacidade de tração para carregar acima de 47 toneladas e com motor acima de 400 cv. O modelo, que será lançado até outubro no País, foi desenvolvido nos estúdios da companhia em Camaçari, na Bahia, e já começa a ser vendido hoje (23) no mercado europeu.
De acordo com Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford da América do Sul, os investimentos no projeto encerram metade do ciclo de R$ 670 milhões previstos pela Ford para o setor de caminhões no Brasil entre 2011 e 2015.
Além do Brasil, o veículo deve ser exportado para a Argentina, na América do Sul, mas não há planos para a venda do extra pesado na América do Norte. Segundo Jardim, o segmento de extra pesados já representa 40% da receita dos veículos comerciais no Brasil, com um faturamento de R$ 10,8 bilhões no País em 2012.
Em número de veículos, o segmento respondeu por 24,6% do total de caminhões, com 33,7 mil unidades. "Isso justifica a entrada da montadora nesse segmento que apresenta mais receita e mais margem e que deve responder por até 30% do setor até o final da década", disse Jardim.
A montadora aposta que a melhoria nas estradas brasileiras e a logística mais sofisticada, além das obras de infraestrutura, devem ajudar no crescimento do segmento de extra pesados no Brasil. "O Brasil é um país vigoroso, deve crescer de 3% a 4% ao ano e a produção de caminhões deve avançar em 10% ao ano nos próximos quatro anos", justificou Jardim.
A Ford não revelou ainda a motorização e nem o preço do modelo que será lançado até outubro, mas um protótipo apresentado hoje tem motor com 420 cavalos de potência. Na Europa, o motor utilizado é da FPT, que é uma subsidiária da Fiat Industrial.