Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Exposul terá julgamentos raciais válidos para o Ranking Nelore

Cuiabá (MT), 03 de agosto de 2012 - A 40ª edição da EXPOSUL, que acontece no período de 04 a 12 de agosto, no Parque de Exposições de Rondonópolis, irá sediar uma etapa obrigatória do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso. O campeonato é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT e os julgamentos raciais nesta exposição são promovidos pela entidade em parceria com o Sindicato Rural, há 15 anos. “Os animais que participam do Ranking Nelore passam por uma peneira criteriosa nas propriedades  e os produtores trazem só os melhores para serem julgados nas pistas e isso reflete diretamente nos resultados de desenvolvimento do setor pecuário”, disse o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.

Este ano, cada animal inscrito no Ranking Estadual do Mato Grosso terá que pontuar em 8 exposições, sendo obrigatórias em 05 feiras ranqueadas e em outras 03 exposições de livre escolha. As etapas obrigatórias são a Expoinel MT (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exporriso (Sorriso), Exponop (Sinop) e a Exposul (Rondonópolis). “A etapa de Rondonópolis é a última obrigatória e que vai definir os campeões do Ranking Nelore MT 2012, pois a disputa esta acirrada e a diferença na pontuação é apertada”, analisa Hermes Botelho. Ao todo, Mato Grosso conta com 20 exposições agropecuárias ranqueadas e o resultado geral será conhecido em novembro, durante a premiação dos vencedores. 
 
Todos os animais inscritos para a pista de julgamento são P.O – Puro de Origem – e passam por uma rígida avaliação, onde são observados pelos juízes detalhes do fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do Ranking Nelore MT.  Os jurados da Expoinel MT (exposição regional obrigatória para o Ranking Nacional da ACNB) são escolhidos pela comissão conjunta da ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado. 
 
O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, com apoio da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, do Fabov – Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte e da Biogénesis-Bagó.  No site da ACNMT (WWW.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso.   

 



Fonte: Nelore MT
Data: 06/08/2012 12:59



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais