Notícia
Ver todas as notícias
ANCP cria Programa POI de Avaliação Genética
A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) demonstra mais uma vez seu pioneirismo e apresenta ao mercado o Programa POI de Avaliação Genética. Divulgado durante o 1º Encontro de Avaliação Genética Nelore POI, realizado no último dia 13 de abril, na Fazenda Cachoeira 2C, em Sertanópolis (PR), o novo programa nasce em um momento especial para a ANCP, que acaba de comemorar 25 anos de empenho e sucesso na busca por reprodutores e matrizes superiores com o Programa Nelore Brasil.
Sempre visionária, a ANCP identificou junto a criadores a necessidade de desenvolver um programa específico para avaliação genética do gado POI, anteriormente avaliado conjuntamente com animais PO, LA e CL.
O Programa POI de Avaliação Genética da ANCP vai avaliar o gado POI apenas em sua base, fornecendo subsídios confiáveis para a seleção deste tipo de rebanho. A ação já conta com o aval e participação de grandes criadores como Adir do Carmo Leonel, Jovelino C. Mineiro, Fábio S. de Almeida Filho, Antonio (Tonico) J. P. Carvalho, Beatriz C. Garcia Cid e Filhos, João Antonio Gabriel, Durval W. de Menezes, Pedro Novis, Ângelo Mário S. P. Tibery, Claudio F. Garcia de Souza e Raphael Côrtes F. Coutinho.
Mais uma vez, fazendo história
O presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo, acredita que o novo Programa irá fortalecer ainda mais o Brasil no mercado internacional de exportação de material genético vivo, geneticamente testado. Atualmente estima-se um rebanho nacional de aproximadamente 60 mil animais POI, gado que, ao ser avaliado, irá proporcionar a descoberta de linhagens comprovadamente melhoradas.
“Ao longo dos anos, o mercado vem sinalizando mudanças no cenário da pecuária. Os criadores têm investido mais em importações de animais POI, antigamente criados como reserva genética. A avaliação genética do gado POI pretende contribuir com a introdução de variabilidade genética no gado PO e não partirá mais de um gado sem triagem, como os vindos direto da Índia”, destaca Lôbo.
O programa reafirma a identidade inovadora da ANCP e do CTAG (Centro Técnico de Avaliação Genética), responsável pela avaliação genética da base POI.
Fonte:
ANCP
Data:
17/04/2013 12:11
Compartilhe:
Comente