Notícia
Ver todas as notícias
Copom sobe taxa de juros para 7,5% ao ano
O Comite de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou na noite desta quarta -feira (17) a taxa básica de juros de 7,25% para 7,50% ao ano. O aumento da taxa já era esperado, e boa parte do mercado apostava numa elevação até maior, de 0,5 ponto porcentual. Com a decisão de ontem (17), os analistas já preveem uma nova elevação de 0,25 ponto porcentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A decisão do Banco Central vem logo após a inflação acumulada em 12 meses ultrapassar o teto da meta, de 6,5% ao ano - alcançou 6,59% em março. No comunicado, o BC disse também que "incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela". Dois dos oito membros do comitê, porém, votaram pela manutenção dos juros, entre eles , o diretor de política monetária do Banco Central.
A taxa básica estava no menor nível da história desde outubro do ano passado, quando o BC encerrou o ciclo de cortes iniciado em agosto de 2011. O último aumento da taxa de juros foi em julho daquele ano, para 12,5% ao ano. As previsões hoje são de uma taxa de 8,5% no fim de 2013.
Alguns fatores, no entanto, levaram o governo a antecipar o aperto monetário. Entre eles, a falta de confiança no compromisso do governo em segurar a inflação, que aumentou após as declarações polêmicas da presidente Dilma. Há algumas semanas, ela se disse contrária a políticas que reduzam o crescimento da economia em prol do controle dos preços.
Fonte:
Com informações do Estado de S.Paulo
Data:
18/04/2013 09:58
Compartilhe:
Comente