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Brasil não consegue cumprir cota Hilton

Questão que quase levou o Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia (UE) há cerca de três anos, o cumprimento integral da cota Hilton virou tarefa quase impossível para os exportadores brasileiros, reflexo das exigências europeias. Novamente, pelo sexto ano consecutivo, o Brasil não vai conseguir exportar o volume total de cortes nobres bovinos para a UE, que desde 2009 passou a ser de 10 mil toneladas.
 
Até agora, no atual ano-cota 2012/2013, que começou em 1º de julho do ano passado e vai terminar em 30 de junho, o Brasil exportou 2.787 toneladas do total, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec). Segundo Antônio Camardelli, presidente da entidade, a expectativa é alcançar um volume de 3 mil toneladas até o fim de junho. O resultado é um pouco melhor que o do ano-cota anterior, quando 25,6% da cota foi cumprida.
 
Camardelli evita falar em um possível painel contra o bloco na OMC para questionar as regras europeias, mas admite, sem dar detalhes, que diante dessa situação "só resta ao Brasil elevar o tom na negociação com a União Europeia".
 
Considerando números do governo referentes às exportações de carne bovina na cota Hilton nos últimos seis anos, e o diferencial entre os preços de exportação normal e dentro da cota, o Brasil deixou de exportar cerca de US$ 110 milhões nesse período. "O prejuízo é grande face ao bônus que o exportador poderia ter com a venda de cortes na cota Hilton", afirma Camardelli.
 
A cota Hilton embute um prêmio em relação às exportações de carne bovina fora da cota, já que tem imposto menor. Para esse volume de cortes de alta qualidade, a tarifa de importação é de 20% ad valorem. Fora da cota, o imposto é de 12,8% mais € 3.041 por tonelada. Para se ter uma ideia, isso significa que uma tonelada da Hilton tem um preço médio na casa de US$ 10.048 no atual ano-cota. Numa exportação normal, fora da cota, a tonelada sai por US$ 7.800.
 


Fonte: Valor Econômico
Data: 29/05/2013 18:01



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