Notícia
        
        Ver todas as notícias
        
        
        
        
            Terra Boa: consistência genética de família
        
	Uma família da maior qualidade participa da sexta edição do Leilão Touros Terra Boa, que será realizado em 7 de junho, no Recinto Boitel, em Araçatuba. Entre os animais selecionados para o evento, destaque para os quatro irmãos de uma mesma coleta de embriões, filhos dos touros Ghandi e Rambo da MN com a doadora Varanda (BOA7301), que é filha do Enlevo em vaca Fajardo.
	 
	A qualidade dos animais é comprovada pelas avaliações e índices de seus marcadores moleculares, que representam o ideal de qualidade do rebanho Terra Boa. Os animais estão acima da média na população Clarifide para as características de crescimento (HM120 e P120, P365 e P450) e reprodução (CE365, CE450, PAC, STAY, IPP e PPP), com grande destaque para habilidade materna (HM120).
	 
	Um dos irmãos, Cambui BOA8478, filho do touro Ghandi na doadora Varanda, terá sêmen disponibilizado para a venda. Os animais de destaque do plantel, Buark BOA8168 e Baran BOA8197, também terão sêmen comercializado. 
	 
	Voltando à família exemplo deste leilão, os animais como BOA8650, contam com índices destacáveis em habilidade materna; peso aos 120, 365 e 450 dias, relacionado ao potencial de ganho de peso pós-desmama; e produtividade acumulada (relacionada à capacidade da fêmea em emprenhar cedo, parir animais regularmente e desmamar estes pesados), entre outras características. 
	 
	Características: 
	IMVPR: índice reprodutivo que associa o potencial genético com a fertilidade, precocidade sexual, permanência no rebanho e produtividade. 
	GORD: espessura de gordura, relacionada com a precocidade de crescimento, sexual e acabamento. 
	AOL: área de olho de lombo, relacionada ao rendimento de carcaça e ao peso dos cortes comerciais. 
	CE365 e CE450: circunferência escrotal aos 365 e 450 dias, relacionada com a precocidade sexual e a fertilidade. 
	HM120: habilidade materna aos 120 dias de idade, prediz a influência da mãe no peso do bezerro aos 120 dias de idade (exemplo: produção de leite), no caso as filhas do touro. 
	P120, P365 e P450: peso aos 120, 365 e 450 dias, relacionado ao potencial de ganho de peso pós-desmama. 
	PAC: produtividade acumulada, relacionada à capacidade da fêmea em emprenhar cedo, parir animais regularmente e desmamar estes pesados. 
	STAY: stayability (longevidade), relacionada à taxa de permanência das filhas de determinado touro dentro do rebanho. 
	IPP: idade ao primeiro parto, relacionada à eficiência reprodutiva da novilha, sendo esta um indicativo de precocidade sexual. 
	PPP: probabilidade de parto precoce, também relacionada à precocidade sexual, expressando a probabilidade das novilhas, filhas do touro em questão, parir cedo.
	 
	Grande Oferta
	O Leilão Touros Terra Boa, de José Luiz Niemeyer, apresenta animais prontos para servir, que contam com as melhores avaliações terá transmissão do Canal Rural, a partir das 14h. Aguardado pela qualidade dos animais, o pregão contará com a oferta de 100 touros Nelore.
	 
	Os lotes são compostos de animais criados e recriados a campo, de 28 a 36 meses, prontos para servir. O Nelore Terra Boa é avaliado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e têm registro definitivo da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). São animais que contam com exame andrológico, o que garante a aptidão para a reprodução; alguns destaques são analisados por marcadores moleculares de DNA que asseguram a qualidade genética na seleção, permitindo aos compradores a tomada de decisões mais acertadas na contra de reprodutores. 
	 
	Situada em Guararapes (SP), a Fazenda Terra Boa ingressou no Programa Nelore Brasil, da ANCP, em 1992. Contudo, desde 1965 promove a seleção de animais da raça Nelore. A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética de seu rebanho sempre foi o foco da criação Terra Boa, porém sem deixar de lado a preocupação com o biotipo animal e as características raciais, importantes para a preservação da raça Nelore.  
	 
	Em 2013, a fazenda completa 48 anos dedicados à seleção da raça Nelore. Foi a primeira empresa pecuária do Brasil a receber a certificação ISO 14001, declaração ambiental de abrangência mundial.
	 
	Pioneira nas certificações Global G fornecidas pela ANCP, recebeu em abril de 2010 seu primeiro selo: a certificação Global G1 - Qualidade da Informação, e logo em seguida conquistou as certificações Global G2 - Melhoramento Genético e Global G3 - Sustentabilidade Genética.
	 
	6º Leilão Touros Terra Boa
	Data e horário: 7 de julho de 2013 (domingo), às 14h
	Local: Recinto Boitel, Araçatuba (SP)
	Transmissão: Canal Rural
	Realização: Fazenda Terra Boa
	Leiloeira: Central Leilões
	Assessoria: Mococa Assessoria e Guto Assessoria
	Assessoria de Imprensa: Pontual Comunicação - (18) 3607-3366 com Fernanda Mariano
	 
	 
        
        
        
        Fonte:
        Da Redação
        
        
        
        Data: 
            25/06/2013 13:21
        
        
        
        
        
        
        
Compartilhe:
    
    
        
        
        
        
        
            Comente