Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

PIB da pecuária cresceu 17,8% no primeiro quadrimestre, informa CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) da pecuária brasileira cresceu 17,8% no primeiro quadrimestre desde ano, sustentado pelo aumento de 12,8% nos preços e expansão de 5,3% na produção. O estudo elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) destaca do bom desempenho da avicultura, cujo PIB aumentou 48,07% no quadrimestre, impulsionado pela alta de 46,7% nos preços, uma vez que a produção recuou 0,92%.

Os analistas da CNA e do Cepea observam que os preços da avicultura se mantiveram acima do início do ano passado mesmo com a perda do ritmo de alta entre janeiro a abril deste ano. O comportamento no mercado de suínos foi semelhante, pois os preços seguiram desacelerando ao longo deste ano, mas ainda se mantêm 22,28% superiores ao primeiro quadrimestre do ano passado. O estudo prevê aumento de 25,29% no faturamento da suinocultura, devido à alta de preços e expansão de 2,47% da produção.

No caso da pecuária de corte, o estudo estimou o crescimento do PIB em 5,74% no primeiro quadrimestre, que deve ser proporcionado pelo aumento de 11,6% esperado na produção, uma vez que os preços recuaram 5,25%. Segundo os técnicos, mesmo com a queda, os preços ficaram ligeiramente acima do observado no mesmo período no ano passado, por causa da reduzida oferta de animais prontos para o abate.

O estudo também prevê aumento de 9,43% no faturamento esperado para o mercado de ovos, devido ao aumento de preços (10,15%), pois em termos de produção é esperada uma queda de 0,65%. Os técnicos afirmam que a atividade leiteira apresenta crescimento mais modesto dentre as atividades primárias da cadeia pecuária (3,42%), em função da redução dos preços (-0,46%) e da expectativa de aumento de 3,9% na produção.



Fonte: Agência Estado
Data: 18/07/2013 15:04



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais