Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças – 6° Etapa - Tangará da Serra – MT

O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem por objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade. Sob o formato de uma competição anual, a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências, e valorizar os criadores que se destacam.

Neste mês de setembro, o campeonato 2012 chega a sua sexta etapa, realizada em Tangará da Serra, no Mato Grosso, município que tem sua economia baseada na pecuária de corte, produção e industrialização de soja, milho e cana de açúcar;

INSCRIÇÕES

Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos do Frigorífico Marfrig,  Tangará da Serra. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico.

A programação da etapa do Circuito de Julgamento é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais serão avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB, Ricardo Marquardt e Guilherme Alves

Contato compra de gado: (65) 3311.3800 - Fredy e Cesar 

Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição.

ANIMAIS

Podem participar dos nos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO

Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

-      1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro

-      2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata

-      3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

 

Independente de sua colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números

O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números , pois já foram realizados 132 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC,TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 82.183 animais avaliados.

Em 2012 já foram realizadas 5 etapas, em 4 estados (ES, MS, RO e PA) e no Paraguai, com 4.370 animais avaliados.

Sobre Tangará da Serra:  Inspirados pelo canto macio, cheio, vivo e sonoro do pássaro Tangará ( uma das aves brasileiras mais famosas) foi que os primeiros visitantes da região aliaram o nome do gracioso pássaro à majestosa Serra de Itapirapuã e batizaram a localidade como Tangará da Serra.

O principal setor econômico do município é a agropecuária.

O Marfrig Ltda abate hoje 1.100 bovinos/dia, com capacidade instalada de 1.500 cabeças/dia, abastecendo, também o comércio exterior. 



Fonte: Da Redação
Data: 27/08/2012 18:03



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais