Notícia
Ver todas as notícias
Agricultura e Caixa vão lançar campanha informativa sobre financiamento agropecuário
A secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a Caixa, irá lançar ainda este ano uma campanha estadual para contratação de financiamentos de custeio pecuário, voltado para o setor leiteiro, mas que também abrangerá a produção de carne e outras atividades. A informação foi passada pelo secretário da pasta, Christino Áureo, na quinta-feira (24), durante reunião com o vice-presidente da Caixa, Fábio Lenza, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, o presidente da AgeRio, Domingos Vargas e todos superintendentes do banco que atuam no estado do Rio.
Segundo Christino Áureo, o objetivo será incentivar o produtor a aproveitar as oportunidades de crédito oferecidas pelas instituições financeiras parceiras da secretaria.
- Com a entrada da Caixa no segmento de crédito para o agronegócio, o produtor ganha mais opções para custear sua atividade. Muitos ainda recorrem a financiamentos oferecidos por fornecedores ou até mesmo pelo mercado financeiro, que praticam juros muito maiores do que os aplicados na atividade agropecuária. A falta de informação é um entrave para que o produtor acesse essas linhas - frisou.
O vice-presidente da Caixa destacou que a instituição quer intensificar sua parceria com o governo do Rio de Janeiro.
- Iniciamos com financiamento para o setor de etanol e assinamos convênios com a secretaria para a aproximação com os produtores. Agora, estamos priorizando as linhas para a pecuária leiteira e de corte, mas a pedido do secretário, vamos estender o crédito para outros segmentos como hortigranjeiros, fruticultura e floricultura. Além disso, oferecemos condições muito favoráveis para a compra de máquinas e implementos agrícolas, que até dezembro, estará praticando juros de 3,5% ao ano. Essa operação não possui custos adicionais e o prazo de amortização é de seis a 10 anos, com 12 meses de carência – afirmou.
Ainda de acordo com Fábio Lenza, agilizar e desburocratizar a concessão do financiamento agropecuário é outra iniciativa da Caixa para atrair os produtores.
- A linha Custeio Fácil Caixa, com crédito de até R$ 300 mil não necessita de projeto, mas apenas um orçamento simplificado. A aprovação até esse valor ocorre na própria agência. Se o cliente apresentar a documentação necessária, pode receber no mesmo dia. Com a anuência da Emater, o crédito pode chegar a R$ 500 mil- acrescentou.
As potencialidades do estado para o agronegócio também foi tema do encontro. Na ocasião, o secretário Christino Áureo fez apresentação destacando os números de cada atividade desenvolvida no estado.
- Aproveitamos a oportunidade para informar aos superintendentes da Caixa sobre as nossas principais vocações. Fizemos um mapa da evolução do agronegócio fluminense, destacando os avançançoc e o quanto ainda temos para crescer. A indústria láctea se tornou um case de sucesso. Nossa produção cresceu cerca de 50% após implantarmos leis de incentivos para toda a cadeia. Queremos fazer o mesmo com a carne. Para crescer no agronegócio é preciso o apoio das instituições financeiras – finalizou.
Para o secretário Júlio Bueno, o Rio de Janeiro oferece grandes oportunidades para o agronegócio. Segundo ele, a meta é atrair cada vez mais a indústria de transformação para o Estado.
Fonte:
Rural Centro
Data:
28/10/2013 18:10
Compartilhe:
Comente