Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde realiza a maior etapa da história em Mineiros

Com quase 2.200 animais a Nelore do Brasil promoveu em parceria com o Marfrig -Mineiros/GO a realização da maior etapa do Circuito Boi Verde da história. Sob o formato de uma competição anual, a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências, e valorizar os criadores que se destacam, além de promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.

Um evento técnico na planta do Marfrig , duas palestras, entrada nos currais para avaliação dos animais e visita na sala de abate para avaliação de carcaças dos animais foram acompanhadas por 60 (sessenta) pecuaristas, técnicos de Mineiros e região.Tiago Carrara,da Alta Genetics falou sobre melhoramento genético como ferramenta para produção de carne de qualidade e o Gerente de Nutrição Animal da Agroquima, Rômel Ataídes França, abordou o tema Suplementação nas Águas.

Os números desta etapa impressionam , foram abatidos 2.141 animais de 22 pecuaristas, sendo 92,1% dos animais com até 4 dentes, 67,8% dos animais com peso de 17 a 21@ e 66,4% dos animais com acabamento mediano e uniforme. Segundo o zootecnista da Nelore , Rafael Teixeira "a raça nelore quando submetida a sistemas de seleção adequado e ambiente( cria, recria e engorda) potencializa o máximo possível a genética, são animais extremamentes precoces e com peso final de abate acima de 18@".

Pelo segundo ano consecutivo, a Agropecuária Baumgart que administra a Fazendas Reunidas fez dobradinha no Circuito Boi Verde levando para a casa o primeiro e segundo lugar, e " a formula para o sucesso é a seleção, melhoramento do rebanho associado a nutrição e sanidade. Seguido de uma gestão integrada com o meio ambiente, mão de obra, tecnologia e trabalho em equipe'', explica o gerente e zootecnista da Fazenda Sr. Nelson George Wentzel.  

Com patrocínio do Marfrig o almoço de confraternização contou com a presença de 120 pessoas entre técnicos, pecuaristas, palestrantes e familiares, o que demonstra a satisfação dos resultados desta etapa, que tiveram prêmios especiais.

O primeiro lugar levou  50 doses de sêmen do touro Macuni do Salto e 10 sacos de Fosquima Total,  o  segundo colocado  ganhou 30 doses do Macuni do Salto e 5 sacos de Fosquima total e o terceiro colocado levou pra casa 20 doses do Macuni do Salto e 5 sacos de Fosquima total.

Todos os partipantes com lote de até 50 animais receberam 5 doses de sêmen do Macuni e todos os participantes com mais de 51 animais receberam 10 doses do Macuni do Salto.

ANIMAIS

Podem participar dos nos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO

Foram premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

-        1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro

-        2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata

-        3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

Independente de sua colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor  será premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números

O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 135 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 85.392 animais avaliados.

Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, com 6.964 animais avaliados.

Apoio, realização e agradecimentos: Marfrig Group Mineiros, Lageado, Tenax, Pfizer, Agroquima, Fosquima, Alta Genetics, MSD e Nelore Goiás;

Realização: Nelore do Brasil, Marfrig Mineiros e Lageado
Apoio e agradecimetos: Marfrig Group Mineiros, Lageado, Tenax, Pfizer, Agroquima, Fosquima, Alta Genetics, MSD e Nelore Goiás;

Entrevista com Felipe -- gestor da FAZENDA NELORE CEDRO - CHAPADÃO DO CÉU, de propriedade do Sr.  RENATO SCHINEIDER

1 Qual a sua opinião sobre o Circuito Boi Verde?

O Circuito Boi Verde é uma iniciativa brilhante pois culmina o anseio do pecuarista em ser bonificado pela carne diferenciada e bem produzida com a necessidade da indústria frigorífica em ter matéria-prima de qualidade para atender a demanda altamente exigente do mercado consumidor. A pecuária carece de estímulos como este para que possa focar o seu alvo na produção de qualidade e para alicerçar seus fundamentos em estratégias para abater animais mais jovens, pesados e com acabamento mediano e uniforme. A tendência mundial de produção de alimentos é o incremento na produtividade e a utilização de tecnologias para melhorar a qualidade do que é produzido. O Circuito é o palco para o pecuarista mostrar o seu trabalho, é o local para comparar a sua produção com a dos demas colegas para observar seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Além disso, é um tempo de aprendizado e troca de informação entre técnicos, produtores e indústria.

2 O Sr. Pretende participar novamente do Circuito? Se sim, qual a expectativa para o campeonato no próximo ano??

Certamente. As expectativas são de que o Programa Nelore Natural se fortaleça mais e que novos pecuaristas possam usufruir de seus benefícios e, em contrapartida, possam se atentar à real necessidade de produção de carne de qualidade. Para 2013 pretendemos levar um maior número de animais e pôr ainda mais à prova a genética da Fazenda Cedro e o manejo feito na Fazenda Novo Milênio, ambas em Chapadão do Céu-GO. Como pecuaristas, esperamos que a indústria reconheça e remunere ainda melhor os produtores que tem feito a lição de casa. A pecuária precisa partir para o caminho da valorização da qualidade e homogeneidade na produção.

3 A  ACNB agrega para sua produção? Se sim, o quais os benefícios?

A ACNB representa os criadores da raça Nelore, que é a mais bem adaptada às condições de produção brasileira. O trabalho da associação é fundamental para quem ama e cria o Nelore. Ela fomenta e divulga a raça por meio de leilões, do ranking dos criadores, de iniciativas louváveis como o Programa Nelore Natural e a criação de uma marca de carne que leva esse selo e estimula a competitividade saudável entre os pecuaristas durante o Circuito Boi Verde. Foca também a formação de técnicos capacitados para difundir as técnicas de produção de carne saudável e de qualidade por meio da Universidade do Boi e da Carne. A organização de uma cadeia produtiva é fundamental para o sucesso de sua empreitada e a pecuária precisa se desenvolver muito ainda no quesito organização e união dos produtores.

Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição.

Em breve informações do Circuito Boi Verde 2013.

Resultado Circuito Boi Verde - etapa Mineiros

1 CURT WALTER OTTO BAUMGART

2 CURT WALTER OTTO BAUMGART

3 ALDERCIO DE OLIVEIRA MARTINS

4 RENATO SCHINEIDER

5 MFG AGROPECUARIA LTDA 

6 EDMUNDO ROCHA VILELA

7 JOSE RICARDO RESEK

8 OSVALDO EVARISTO VILELA

9 RENATO CADORE

10 OSVALDO EVARISTO VILELA



Fonte: Aline Fernandes
Data: 09/10/2012 16:00



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais