Começou ontem, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a série de encontros regionais programada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) no Estado. O evento foi realizado na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e contou com a participação de aproximadamente 300 representantes do agronegócio regional. Até o final de fevereiro, serão sete encontros pelo Estado, com debates e reflexões para identificar oportunidades, desafios e potencialidades da economia e do meio rural até 2030.
Segundo o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, que irá coordenar os sete encontros, é fundamental a participação das lideranças regionais, técnicos, produtores, cooperativas, sindicatos e associações, instituições públicas de ensino superior e representantes dos povos das comunidades tradicionais. “Ao final dos sete encontros, vamos elaborar uma Agenda Estratégica para os próximos 16 anos. Ela vai determinar os caminhos a serem trilhados nas nos próximos anos, e queremos que a sua construção seja um processo coletivo para que os resultados atendam realmente a demanda do setor”, afirma.
De acordo com o presidente do sindicado rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, a iniciativa de realizar os encontros regionais pensando na agricultura a longo prazo é fundamental. “Numa região como a nossa, onde o agronegócio é um pilar da economia, é preciso ter planejamento. Só assim poderemos superar momentos de dificuldades”, disse o presidente durante o encontro.
Metodologia
Para nortear as discussões foi elaborado um documento com os cinco principais desafios para a humanidade nas próximas décadas, e que estão diretamente relacionados com a agricultura: pobreza, produção de alimentos, meio ambiente, recursos hídricos, educação, segurança e energia. A proposta é que os representantes do segmento discutam esses eixos e apresentem estratégias para que a agricultura responda aos desafios apresentados, levando em consideração as peculiaridades, demandas e necessidades de cada região.
No encontro de Uberaba, foram apontados pelos representantes do agronegócio regional questões como reforma agrária e crédito fundiário, melhoria da oferta de energia trifásica para atividades do agronegócio e a inclusão da agricultura como tema nos currículos das escolas urbanas e rurais para valorizar a atividade.
Além de Uberaba, os encontros regionais também serão realizados em Unaí (Noroeste e Alto Paranaíba); Montes Claros (Norte de Minas); Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri); Governador Valadares (Rio Doce e Zona da Mata); Divinópolis (Central e Centro-Oeste) e Alfenas (Sul de Minas).