O vice-presidente de Relações Institucionais do grupo Marfrig e ex-secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, acredita que as exportações de produtos brasileiros para o Oriente Médio deva crescer 50% nos próximos anos. Segundo ele, em 2011, o País vendeu US$ 8,62 bilhões à região, sendo os principais produtos carnes (bovina e frango) e açúcar.
"Essa projeção é com base no tamanho do mercado do Oriente Médio e temos muito potencial para diversificar os itens vendidos para a região. Nos últimos 10 anos, o ritmo de crescimento foi de 10 vezes e nos próximos 10 anos, será de cinco vezes", disse o executivo, que participou do Seminário "Perspectivas das Relações Econômicas entre o Brasil e os Países Árabes", promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em conjunto com o jornal Valor Econômico. Segundo ele, o Brasil tem como atender a demanda mundial por alimentos e também a da região, aumentando a produtividade por hectare.
Especificamente sobre a Marfrig, Sampaio disse no ano que vem a empresa incrementará os investimentos na região, mas não quis detalhar como (se via contrução de fábricas ou parcerias locais ou compras de fábricas). "Temos que entender melhor o mercado para traçarmos nossos planos", declarou.