Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) se reuniram na manhã da última sexta-feira, dia 04, para tratar de ações relacionadas ao Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).
Durante o encontro, que aconteceu na sede da Seagro, o titular da pasta, Júnior Marzola, pediu celeridade dos envolvidos no processo de capacitação dos auditores e credenciamento das propriedades. “O Sisbov é uma exigência da União Europeia (UE) para aquisição de carne bovina do Tocantins e vamos receber uma visita de um grupo de lá no final deste ano, por volta do mês de novembro. Por isso, precisamos estar prontos para recebê-los, com as exigências cumpridas para que sejam estabelecidas as parcerias”, explicou.
A partir de agora, segundo Marzola, o Estado vai unir esforços para capacitar profissionais para fazerem as visitas às propriedades, cadastrar produtores e atender às recomendações da UE. “O objetivo é que, entre maio e junho deste ano, as equipes da Adapec já estejam reforçadas e capacitadas para iniciar as auditorias e em 90 dias as mesmas sejam concluídas”, disse, acrescentando que, em um primeiro momento, cerca de 20 propriedades serão cadastradas, entre as regiões Sul e Norte do Estado.
Sisbov
O Sisbov é um programa criado pelo Governo Federal, através do Mapa, que visa identificar e controlar os rebanhos de bovinos e bubalinos, além de rastrear o processo produtivo das propriedades rurais. As informações coletadas são utilizadas para nortear a tomada de decisão quanto aos rebanhos nacionais e regionais.