NOVA YORK, 29 Out (Reuters) - Os mercados de ações e opções dos Estados Unidos ficarão fechados nesta segunda-feira, e possivelmente na terça-feira também, disse a operadora da bolsa, voltando atrás em um plano que iria permitir negociações eletrônicas.
À medida que o furacão Sandy se aproxima da região de Nova York, as bolsas e corretoras ficaram cada vez mais preocupadas com a integridade dos mercados e a segurança dos funcionários.
Esta será a primeira vez que o mercado fechará por um evento climático desde o furacão Gloria, em 27 de setembro de 1985.
Diversas companhias adiaram a divulgação de resultados, incluindo a farmacêutica Pfizer, e outras devem também alterar seus cronogramas.
A Bolsa de Valores de Nova York, da NYSE Euronext, havia inicialmente planejado fechar seu salão físico de negociações, o que significaria operar como uma bolsa inteiramente eletrônica pela primeira vez.
A tempestade deve atingir a Costa Leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira à noite, trazendo chuvas torrenciais, fortes ventos, severas inundações e cortes no fornecimento de energia elétrica.
A rara supertempestade --criada por uma corrente do Ártico que se envolveu em uma tempestade tropical-- pode ser a maior que já atingiu a região continental dos Estados Unidos, segundo meteorologistas.
Wall Street havia originalmente se preparado para abrir para negócios nesta segunda-feira com poucos funcionários, após o fechamento do transporte público de massa em Nova York, agendando quartos de hotéis para empregados essenciais e se apoiando em escritórios em outras cidades.
A decisão de fechar os mercados acionários aconteceu após reguladores, operadores de bolsas e operadores terem discutido as incertezas que seriam enfrentadas se os mercados abrissem nesta segunda-feira, disseram fontes próximas à situação.
O mercado de títulos ficará aberto até meio-dia, no horário da Costa Leste dos EUA, segundo a SIFMA, um grupo comercial da indústria financeira.
Na sexta-feira, o Dow Jones subiu 3,53 pontos, ou 0,03 por cento, para fechar a 13.107,21 pontos. O Standard & Poor's 500 recuou 1,03 ponto, ou 0,07 por cento, para terminar a 1.411,94 pontos. O Nasdaq ganhou 1,83 ponto, ou 0,06 por cento, para fechar a 2.987,95 pontos.
(Reportagem adicional de Leah Schnurr)